Batismo

"Quem crer e for batizado será salvo..."
Jesus Cristo (Marcos 16,16)


O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume a apenas batizar: é necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.


Encontros de preparação


* As informações sobre a preparação ao batismo em nossa paróquia e horários de batizado devem ser obtidas junto à secretaria paroquial.


Importância do Batismo

O primeiro dos Sacramentos de Iniciação é o Batismo, que Cristo instituiu ao ordenar a seus discípulos: "Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura ... batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mc 16,15 e Mt 28,19). Esse mandato missionário confiado por Cristo aos Apóstolos se transfere aos seus sucessores, que são os Bispos e, de certo modo, a todos os que foram batizados. Todos são chamados à graça do Batismo, que biblicamente é um Sacramento necessário para a salvação da alma.

A Igreja, com seus pastores e fiéis, têm o dever de evangelizar e batizar, despertando em todos a autêntica adesão a Jesus Cristo. Todo homem e mulher têm o direito de receber a graça do Batismo, que não pode ser negado a quem legitimamente o pedir, desde que devidamente preparado. O Batismo na água supõe a fé e a adesão pessoal a Cristo. - Batismo de desejo é o que recebem as crianças, pela fé de seus pais, retos em sua consciência. Implicitamente aderiram também à pessoa de Cristo e alcançarão a salvação.

A preparação para a recebimento do Batismo é indispensável e deverá ser feita preferencialmente na própria comunidade paroquial, igreja ou capela pública.